terça-feira, 6 de maio de 2014

Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe acaba na sexta

Vacina está disponível para quase 50 milhões de pessoas


Foto: Valdecir Galor/SMCS

De acordo com Ministério da Saúde, 14 milhões de brasileiros já foram vacinados

Da Redação

Termina na próxima sexta-feira a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe. Segundo balanço parcial publicado ontem pelo Ministério da Saúde, 14 milhões de pessoas foram vacinadas até o momento.

A vacina está disponível para os brasileiros que fazem parte do chamado grupo prioritário, os quais formam um contingente de 49,6 milhões de pessoas. As pessoas que fazem parte desse grupo são vulneráveis a desenvolverem a forma mais grave da doença.

Os riscos de evolução do quadro gripal atingem mais crianças - de seis meses a quatro anos, onze meses e vinte e nove dias -, gestantes, mulheres em puerpério (até 45 dias depois do parto), pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, pessoas que não possuem liberdade, profissionais de saúde e pessoas que sofrem doenças crônicas. Dentre esses grupos, 180.455 brasileiros foram vacinados, num total de 58,21% da meta estipulada.

O Ministério da Saúde disponibilizou 53,5 milhões de doses, as quais protegem contra os três subtipos do vírus da gripe que mais se propagaram no último inverno: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. De acordo com o Ministério, a vacina contra a gripe é segura e impede o agravamento da doença, internações e, inclusive, óbitos decorrentes da influenza.

No entanto, a vacina contra a gripe não é indicada a pessoas que tenham histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores nem a qualquer elemento da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e aos seus derivados.    



Nenhum comentário :

Postar um comentário